O que significa ser homem nos tempos atuais?

Para o sociólogo Jorge García Marin, a masculinidade tradicional baseia-se em um modelo de exclusão e domínio sobre o outro, e na submissão do diferente. Hoje não se fala mais em masculinidade do singular, mas no plural.

As discussões sobre igualdade de gênero e o fortalecimento da luta feminista têm lançado uma nova luz sobre o papel do homem e a possibilidade de diferentes tipos de masculinidades.

Tem-se percebido que a formação dos meninos para corresponder à ideologia tradicional de masculinidade induz ao comportamento machista e, segundo a Associação Americana de Psicólogos, limita o desenvolvimento psicológico destes.

As novas masculinidades trazem a tona o impacto que a repressão da sensibilidade dos homens trouxe para a formação de sua identidade e questiona o sentido dado ao controle, possessão, subordinação e violência nesse processo.

E esse movimento de repensar os sentidos das masculinidades reflete-se também na cultura organizacional das empresas e nas relações de lideranças corporativas.

Conheça a Curasapiens! Temos um foco total em soluções para empresas e na evolução da cultura corporativa. Converse com a gente para descobrir novas possibilidades para a sua empresa!

Sobre o(a) autor(a): Curasapiens

Somos uma consultoria em diversidade e inovação.Nosso propósito é colaborar com a formação de pessoas para a construção de um ambiente institucional e educacional mais harmônico, criativo e diverso.Temos por objetivo oferecer ferramentas capazes de promover uma gestão mais eficiente, equânime e competitiva.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Startups: Novos Modelos, Velhos Hábitos

Startups: Novos Modelos, Velhos Hábitos

As startups são, em essência, inovadoras: nos processos, nas tecnologias adotadas, nos produtos e serviços desenvolvidos. No post anterior, conversamos um pouco sobre este assunto. Entretanto, apesar dessa natureza vanguardista, muitas dessas empresas ainda não...

Como as startups estão transformando o mercado

Como as startups estão transformando o mercado

Você sabe o que são as startups e como elas podem agregar ao mercado? Se a resposta é não, sugerimos atenção a essa novidade! As startups podem ser definidas como um modelo de negócios focado em buscar novos conceitos e soluções eficientes para o público. Essas...